Quando
se aplica uma prova projetiva o sujeito projeta para fora de si o que se recusa
a reconhecer em si mesmo ou o ser em si.
Segundo Piaget “por meio do jogo simbólico, a criança do período
pré-operatório assimila o real ao eu e consegue com este artifício suportar sua
vivências pessoais e familiares, seus conflitos e problemas”.
Através
das provas projetivas pretende-se que haja a manifestação do inconsciente, sem
medos e/ou repressões. Aparecem aqui, através de estímulo, manifestações
inconscientes com marcas deixadas pelas vivências dos sujeitos.
Ao
se aplicar as provas projetivas o terapeuta deve ter a clareza de que elas expressam uma realidade subjetiva relacionada com a vivência particular do indivíduo. Não se trata da realidade como ela é e sim a realidade que o sujeito vê. As
provas projetivas devem ser adaptadas ao tipo de investigação que se pretende
realizar e a especificidade do indivíduo.
As
provas projetivas psicopedagógicas foram organizadas pelo professor Jorge Visca
e, segundo ele, são recursos, dentre outros, para a compreensão de
variáveis emocionais que condicionam, de forma positiva ou negativa a
aprendizagem.
O
objetivo de se utilizar uma prova projetiva psicopedagógica é verificar as significações do ato de aprender e
as relações vinculares que se formam com o conhecimento e as figuras
ensinantes.
Os
testes projetivos pedagógicos mais utilizados são:
1
– Alegorias animais: tem por objetivo associar os recursos simbólicos
oferecidos pelo animal com os modos de expressão dramática da narração,
provocando uma visão fantasmática das relações familiares com projeção das
angustias e dos desejos inconscientes e detectar os elementos que, no
imaginário do examinado que vive determinada situação familiar, filtram e
orientam, por sua ação simbólica, seja as percepções, seja as ações, seu modo de
adaptação ao ambiente familiar.O
teste é composto de 3 momentos de intervenção. Essas
intervenções fazem relações entre os animais e as pessoas da família do
examinado, por meio de desenhos e diálogos. A
avaliação desse teste é qualitativa e devem ser seguidos indicadores para
auxiliar a análise.
2
– Par educativo: tem por objetivo investigar o vínculo do examinado com a
aprendizagem. Neste teste pede-se que o examinado desenhe duas pessoas, uma que
ensina e outra que aprende, que indique o nome de cada pessoa e a idade de cada
um e ,por fim ,pede-se que dê um título ao desenho e que escreva o que está
acontecendo . A
partir do desenho investiga-se a relação do indivíduo com os objetos de
aprendizagem, com quem ensina e do próprio aprendente consigo mesmo, na situação
de aprendizagem. Cada
uma dessas situações e a relação entre todas elas nos permitem analisar o tipo
de vínculo, o significado dado à aprendizagem, os fatores cognitivos e afetivos
que estão em jogo, as identificações do sujeito, a representação do ensinante
como facilitador ou perseguidor (como é caracterizado), os sentimentos frente à sua própria capacidade, o grau de tolerância à frustração etc.
Para aplicar os testes projetivos psicopedagógicos é necessário que o
profissional tenha conhecimento sobre vínculos, para que possa analisar com
segurança os resultados obtidos.
15 comentários:
Bom dia !!! Achei excelente sua matéria. Sou psicopedagoga recém-formada e achei muito interessante !!!
Adorei seu Blog..
Grande abraço
nora-coutinho@bol.com.br
Bom dia !!! Achei excelente sua matéria. Sou psicopedagoga recém-formada e achei muito interessante !!!
Adorei seu Blog..
Grande abraço
nora-coutinho@bol.com.br
Nora P Coutinho
Oi Nora,
Que bom que você gostou. Siga-me.
Um abraço,
Júlia
Muito interessante! Parabéns pela iniciativa.
Espero me comunicar com você!
Abraços!
Boa tarde!
É muito bom dividir o seu saber com os outros!!
Parabéns!
Suas informações, complementam minhas aulas de psicopedagogia clínica.
Boa tarde!
É muito bom dividir o seu saber com os outros!!
Parabéns!
Suas informações, complementam minhas aulas de psicopedagogia clínica.
olha que interessante...achei que só psicologos pudessem realizar atendimento projetivo e utilizar testes !!! muito bom que os psicopedagogos também podem fazer esse trabalho!!!
Ola boa tarde!
Sou Psicopedagoga e amei seus informações que só tem a contribuir.
Estou realizando estágio clínico com um aluno de 7 anos que nao consegue ler está nível pré silábica. Apliquei provas pra educativo mas estou em dúvidas sobre análise do desenho? Poderia me auxiliar. Me informa seu e-mail. OU entra em contato comigo. andreiagalmeida@hotmail.com
Boa tarde!
Amei o artigo sobre as informações sobre as técnicas projetivas. Sou Psicopedagoga e gostaria de indicação de leitura sobre vínculos, para uma melhor análise dos testes aplicados. Gratidão!
Muito bom e informativo esse blog.
Adorei as informações!!!
Já vi o início deste texto em outro blog. Fico na dúvida sobre o que pesquisar, enquanto psicopedagoga em formação. :/
Acredito que durante nossa graduação ficamos cientes na prática das citações que devemos fazer ao escrever um texto.
Achei muito bom, estou iniciando os atendimentos Como psicopedagoga e bom ter referência.
Amei suas postagens! Parabéns!
Postar um comentário