Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NOVO DESAFIO



Ao reler o título desta postagem me deparei com a percepção da redundância: todo desafio não é novo ? Sim, claro ! Porém, permaneci com o título porque esse desafio para mim não é apenas novo, é inovador.

Isto posto, passemos ao assunto que quero trazer em pauta: curso de pós-graduação em Psicopedagogia na modalidade EAD. Já escrevi o quanto reticente fui a este respeito ?Graças a Deus a mudança faz parte da vida !

Quando fiz parte da comissão de cursos do Conselho Nacional da ABPp- Associação Brasileira de Psicopedagogia - compartilhava com as colegas a visão de que a formação do psicopedagogo tinha que ser presencial em virtude da necessidade de criação de vínculos, construção de escuta e olhar etc...

Hoje, tenho certeza de que podemos formar bons psicopedagogos usando a tecnologia de ensino a distância. Coordenar o projeto EducEAD www.educead.com.br desde 2006 me garantiu experiência suficiente para dizer que podemos construir vínculos amorosos( como propõe Paulo Freire ) a distância. Que tudo depende de competência relacional do autor do material e do tutor que faz a gestão da sala de aula on line.

Outra experiência que me confirmou tal idéia foi produzir material didático e realizar tutoria de turmas no curso de pós-graduação em Psicopedagogia da FUMEC/ BH/MG no ano passado e neste ano. Percebi que meus alunos aprenderam comigo e que criamos laços de amizade e colaboração.

Por isso me atrevi a propor um curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia EAD, atendendo às diretrizes da ABPp, com 600 horas de duração e ênfase na atuação institucional e clínica. Estou trabalhando neste projeto atualmente, trazendo uma visão andragógica e amorosa para a educação a distância e a Psicopedagogia, na qual o sujeito é visto como um ser autônomo, dialógico e capaz de aprender com a mediação tecnológica porque sua natureza é mutante e adaptativa, numa dialética da aprendência que só ele possui.

O desafio está diante de mim e me lembro de meu sogro dizendo que eu "sou muito abusada para o meu tamanho", num tom carinhoso que eu interpretava como admiração. Como todo desafio, traz consigo medo ...ansiedade...mas, sei que isso faz parte do jogo e que o melhor sentimento será o de prazer quando puder compartilhar com vocês os resultados desse trabalho, no qual estou tão confiante quanto aquele gatinho passeando calmamente diante dos cães, na imagem acima.

 Vamos aguardar ?

Leia as matérias anteriores