Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ação pede fim do ensino religioso nas escolas





A Procuradoria Geral da República entrou ontem com ação com o objetivo de pôr fim ao ensino religioso nas escolas públicas. De acordo com a procuradora Deborah Duprat, o Estado é laico e não deve dar ensino religioso, que na sua opinião traz "prejuízo das visões ateístas, agnósticas ou de religiões com menor poder". Não há previsão para a data do julgamento. O relator do caso será o ministro Ayres Britto, que se diz "espiritualista".

 Eu também sou espiritualista, e acredito que a Constituição precisa ser respeitada neste país. Não existe religião oficial no Brasil, o Estado é laico e cabe às famílias a orientação religiosa de seus filhos.




Novo Plano Nacional de Educação deve ter pouco mais do que 25 metas; atual tem 295

 
O novo PNE (Plano Nacional de Educação) para os próximos dez anos trazer pouco mais de 25 metas a serem cumpridas até 2020. A informação é do membro do conselho do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos –que participa, também, do Conselho Nacional de Educação. O atual plano, que deixa de valer no final deste ano, tem 295 metas. O próximo PNE, que valerá entre 2011 e 2020, deve seguir para o Congresso Nacional em até duas semanas, após ser concluído pelo Ministério da Educação. A redução de metas foi uma das diretrizes apontadas pela última Conae (Conferência Nacional de Educação), realizada em Brasília em março deste ano.

Segundo Ramos, um número excessivo de metas torna impraticável o cumprimento de todas. “Nem metade delas [das atuais] tem indicador para traduzi-las”, diz. A redução de metas, no entanto, não significa necessariamente que haverá um corte, mas sim  que elas devem vir mais condensadas. O novo  PNE não deve ter mais do que 30 metas. Para especialistas, o atual PNE fracassou, já que poucas das atuais metas foram efetivamente cumpridas nos últimos dez anos. Entre as que foram atingidas, estão a criação do ensino fundamental de nove anos e a ampliação das estratégias de avaliação da educação básica. Não se cumpriu, por exemplo, a meta de expansão da educação de jovens e adultos e a redução da repetência e do abandono escolar.

Jean Yves Leloup no Brasil, em Congresso na cidade de Águas de Lindóia




PRÉ CONGRESSO 

  A Via do Bem-Aventurado

 
           Todos os seres procuram a felicidade, “até mesmo aquele que vai se enforcar”, dizia Pascal. A felicidade é o “Bem soberano” (aquilo que procuramos apenas por ela mesma) dizem os filósofos; cada grande tradição espiritual é um convite à “Vida Bem-Aventurada”...
       O que importa é conhecer o que pode tornar o ser humano “realmente” feliz e interrogar todos “os bem-aventurados” que a nossa humanidade conheceu, assim como os ensinamentos e as práticas que eles nos transmitiram: Krishna e sua Bhagavdad Gita (o canto do bem-aventurado), Buda e seu óctuplo caminho, Moisés e seus dez “exercícios”, Yeshouq e suas oito beatitudes... e outros ainda que gostariam de nos despertar, não à uma felicidade oculta aqui ou lá (no oriente e no ocidente, em Jerusalém, neste templo, nesta gruta ou sobre essa montanha...), mas a uma Presença, a própria Presença do Bem-Aventurado que só pede para nascer (para ser) em cada um de nós.
      Não é uma via simples ou fácil, mas ela também não é uma via árdua ou complexa - é uma via, uma vida “paradoxal”. Assim como o verdadeiro filósofo zomba da filosofia, o bem-aventurado não se preocupa em ser feliz, ela está ocupado demais com o amor ou a compaixão...

http://www.felicidadeautentica.com/main_controller/single/51




terça-feira, 3 de agosto de 2010

NOVAS TURMAS DO EDUCEAD EM AGOSTO

Novas turmas do EducEAD terão início em 16 de agosto.
Atualizar-se é uma imposição do mercado de trabalho nos dias de hoje.
O Projeto EducEAD, realizado em parceria Fundação Aprender e Psicopedagogia On Line é a opção certa para atualização profissional em cursos de curta duração totalmente pela internet.
Visite www.educead.com.br

Veja aqui a programação geral do evento ABPp 30 anos



IV Simpósio Internacional 

"Conhecer...Fazer...Compartilhar...Ser Psicopedagogo"

que acontecerá em São Paulo dias 14, 15 e 16 de outubro.

Faça aqui a sua inscrição!
Apresente seus Trabalhos Científicos!


Conheça as regras para envio dos trabalhos.




Contamos com sua presença!

Certificado com carga horária de 40 horas.

Leia as matérias anteriores