Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A ALFABETIZAÇÃO EM MIM

O título desta postagem é uma brincadeira que  remete ao MIM - Método Iracema Meireles - do qual sou uma entusiasta há mais de 35 anos.
Vou contar esta história;
Era ainda bem  moça e já nutria o desejo de ajudar, de trabalhar na educação , de  contribuir para a melhora da qualidade do ensino oferecido às crianças. Por isso, junto com uma amiga de infância, Elyéte Tristão Ribeiro, tomei a iniciativa de abrir uma escola de educação infantil em Niterói, Rio de Janeiro, onde cresci: a " Escolinha da Minnie". Era o ano de 1973.
Em virtude deste envolvimento com a educação, fui instada a fazer um curso sobre um método de alfabetização, em Copacabana, sem saber o quanto aquela experiência seria significativa para mim.  O curso acontecia no Instituto Sylo  Meireles e a professora, Iracema Meireles, era a autora do referido método, que encantou-me imediatamente.  Tratava-se de uma situação inovadora, muito criativa. A profa. Iracema havia criado um método baseado numa história singular, que se passava num cenário bucólico ; " A casinha Feliz" !

Aprendi os fundamentos do método, comprei o material e passei a utilizá-lo nas classes de alfabetização da escolinha que dirigia. O maior sucesso !
Um belo dia, sem mais nem menos, recebi um telefonema da profa. Iracema. Ela me convidava para estudar mais com ela e para ajudá-la na re-estruturação do método direcionado para adultos, intitulado " É Tempo de Aprender". Até hoje não sei porque isso se deu, mas ela me dizia que tinha percebido que eu era curiosa e com vontade de aprender e que isso a atraíra. Elogio que não valorizei tanto quanto valorizo hoje !
Nossa amizade começou a se estreitar naqueles dias em que trabalhávamos em seu sítio em Campo Grande, região oeste do Rio de Janeiro , quando aprendi com ela, antes de qualquer coisa, a paixão pela alfabetização.
Pouco tempo mais tarde, nasceu minha primeira filha e Iracema me surpreende batendo à porta de meu apartamento, em Icaraí, para visitar a nenen  e me presentear com um objeto que, na época era a maior novidade: um despertador que tinha também um rádio. Ela me disse: você vai precisar acordar muitas vezes para dar de mamar a nenen e será melhor acordar com música.
Alguns anos mais tarde, precisamente em 1975, comecei o curso de mestrado em educação na U.F.F e minha dissertação só poderia tratar da alfabetização. escrevi sobre " O significado da Alfabetização na Criança", tendo como pano de fundo minha experiência com o MIM , na escolinha. Aprovada com grau máximo e recebendo elogios de Ana Maria Machado, a famosa escritora, que fizera parte da banca. Não compreendia, ainda, o significado de tudo aquilo.
Os anos se passaram, os filhos nasceram e passei a exercer a profissão de psicopedagoga, atuando em clínica multidisciplinar em Icaraí, acolhida por minha amiga Sueli Gomes Ribeiro. Sempre que trabalhava com uma criança com dificuldades de  leitura/escrita e percebia que haviam problemas na alfabetização, usava o MIM e os problemas  se resolviam, com o rostinho delas se iluminando a cada história que eu contava.
Depois de muitos anos, mudei-me para Varginha ( 1996) , onde instituí a Fundação Aprender. Comecei um trabalho de formação de professores, atuando principalmente com docentes da rede pública. Diante das dificuldades encontradas pelos professores em alfabetizar seus alunos, passei a ensiná-los a usar o MIM. Naquela ocasião a internet iniciava esta beleza que é aproximar pessoas e, por seu intermédio pude encontrar o Sylo, filho da profa. Iracema, que havia retornado do exterior e  se dedicava e pesquisar sobre alfabetização e a resgatar a obra de sua mãe. Infelizmente , ele veio a falecer alguns anos depois. Fiz contato com sua irmã, Eloisa, que prossegue à frente desta empreitada. Ela ratificou documento que a profa. Iracema havia me dado, atestando minha capacidade para ministrar cursos do MIM.
Aí começou efetivamente o trabalho que, no passado, não vislumbrara: capacitar professores no método,  usando o material da " Casinha Feliz" e  participar da capacitação de alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, usando o material do " É Tempo de Aprender ".
O MIM, de base fonética, lúdico e criativo, hoje é aplicado em cinco municípios do sul de Minas, graças à ação da Fundação Aprender, melhorando os resultados da aprendizagem das crianças das redes públicas e os índices do IDEB: Monsenhor Paulo, Carmo da Cahoeira, Estiva, Tocos do Moji, Bom Repouso. Com ele, o sonho da juventude se completou e a esperança da profa. Iracema se concretizou.

Professora Iracema Meireles, autora do MIM- Método Iracema Meireles - alfabetização de crianças , jovens e adultos, pelo processo fônico, utilizando a consciência fonológica como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e escrita, com muito sucesso, desde a década de 70.

7 comentários:

Teísa disse...

Ler o que a sra escreve, além de informar, é muito gostoso.
Um abração d aluna bastante fã...

Fabricia Helena disse...

Querida Júlia, sua sabedoria me encanta!
Umbeijo enorme!!!!
Fabricia

Júlia Eugênia Gonçalves disse...

Oi queridas, obrigada! Fui levada a escrever esta história, para resgatar minha História.

Um beijo,

Júlia

Agenda da Karlota disse...

Olá, que delícia ler esta história, sou Pedagoga sem experiência em sala de aula, entretanto, iniciei uma nova 'empreitada', que sempre me encantou, a alfabetização, principalmente trabalhar com adultos. Porém, sendo um mundo muito carente, inclusive de materiais didáticos, conheci hoje esse método da Professora Iracema Meireles, fiquei interessada e gostaria de saber se ainda hoje este método realmente é bom para usar, tantos falam sobre o Letramento, mas a realidade é muito complexa para adotarmos apenas um sistema de trabalho, cada pessoa (adulto) possui uma dificuldade diferente, sou voluntária num polo de alfabetização e lá há muitos alunos que possuem diferentes modos para aprender, estou trabalhando especificamente com uma aluna que está bem atrasada com relação aos demais e possui um grau de dificuldade na aprendizagem bem delicado. Há um curso à distancia aberto no site A casinha Feliz, gostaria muito de fazer, mas tenho muitas duvidas quanto a isso, como não consegui nada sobre comentários de pessoas que já fizeram este curso atualmente, só consegui o seu depoimento, mas que já fazem anos de sua realização. Poderia 'alumiar' minhas ideias? Obrigada.
Karla

Júlia Eugênia Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia Eugênia Gonçalves disse...

Sou suspeita para falar sobre o curso a distância do método de alfabetização Iracema Meireles, porque foi produzido por mim. Para suprir as dificuldades em relação à emissão dos sons, usei gravação. O curso é completo e quem fez, gostou muito.
Veja as informações em nosso site http://www.fundacaoaprender.org.br/alfabetizao-uma-abordagem-fnica

Um abraço,

Unknown disse...

Eu estudei no Instituto Sylo Meirelles dos 4 aos 10 anos (1969 a 1965). Lembro de todos os professores, da D. Iracema e D. Dulce! E como me lembro da saboneteira verde com as fichas das sílabas. E do torrão de açúcar que a gente ganhava como premio... Tenho uma saboneteira destas até hoje. Uma bela memória afetiva.

Leia as matérias anteriores