Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MASSIFICAÇÃO OU PERSONALIZAÇÃO DA EAD

Quando se trabalha com cenários a pergunta que se faz é a seguinte: _ “o que aconteceria se...” Isso nos leva a concluir que se trata de uma antecipação racional, baseada em hipóteses, as quais poderão ou não ser comprovadas segundo as experiências levadas a efeito.  Desta maneira é que nos aventuramos a pensar a pergunta: a partir do cenário atual.

De acordo com as informações disponíveis, os cursos na modalidade EAD cresceram mais em relação aos cursos presenciais no ensino superior, demonstrando que há receptividade dos usuários em relação às propostas institucionais. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%.  Portanto, neste cenário, não há dúvida de que a modalidade de educação a distância veio para ficar e isso não pode ser desconsiderada pelas instituições educativas. Porém, o dilema é o seguinte: a EAD veio para levar o processo de ensino/aprendizagem às pessoas desprovidas de oferta de ensino presencial nas regiões que habitam? Ou veio para ampliar o ensino como um todo, com a oferta de novos cursos e novas possibilidades educativas nesta modalidade? Em ambas as situações a massificação está presente.

Os MOOCS, nas versões CMOOCs e XMOOCs estão em fase de expansão e crescimento no mundo inteiro revelando-se como um modelo pedagógico baseado na massificação, na escolha livre, na flexibilidade de acesso/desistência ao curso, na medida em que o aluno não está necessariamente ligado à instituição ofertante etc..
  
Em virtude deste raciocínio, devemos analisar também um aspecto preocupante neste cenário: a evasão nos cursos EAD é muito grande, inclusive nos MOOCS. O Censo realizado pela ABED em 2010 concluiu que a evasão dos estudantes é o maior obstáculo para a EAD segundo instituições que ofertam cursos nesta modalidade. Uma das principais queixas dos alunos diz respeito à falta de interação e necessidade de estudos autônomos, sem a orientação direta de um professor, o que não lhes permite criar “laços”.

Sendo assim, vemos que a questão da massificação traz uma solução e revela uma situação problema recorrente: o processo ensino/aprendizagem é baseado na relação interpessoal professor X aluno e quando isso não acontece gera desinteresse. As tecnologias permitem a massificação, mas a demanda parece que é por personalização e quando o aluno não se sente atendido em suas necessidades de comunicação/interação tende a desistir, pois se sente um “objeto” e não sujeito de aprendizagem.


Diante desta análise o futuro dos modelos educacionais em EAD deve trilhar o caminho apontado por Paulo Freire, segundo o qual “A relação pedagógica é uma relação amorosa” (FREIRE, 2011) e buscar caminhos que permitam o atendimento ao maior número pessoas com a manutenção de uma mediação pedagógica que possibilite a criação de vínculos entre o professor  ou tutor de um lado e o aluno, de outro.

Referência:
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo, Paz e Terra, 34ª. Edição, 2011.


Nenhum comentário:

Leia as matérias anteriores