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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DIA DO PSICOPEDAGOGO



Hoje, 12 de novembro, é comemorado o "Dia do Psicopedagogo ".
A data foi escolhida pelo Conselho Nacional da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, do qual fiz parte durante 13 anos consecutivos, em virtude de ter sido o dia de sua fundação.
A Psicopedagogia é a profissão que abracei há 30 anos e a qual me dedico diariamente, seja ministrando aulas em cursos de pós-graduação ou formação de psicopedagogos, seja atuando com consultoria e assessoria psicopedagógicas à instituições ou fazendo supervisão a colegas.
Há alguns anos escrevi um artigo tentando divulgar esta área de conhecimento, publicado no livro "Psicopedagogia, Diversas Faces, Múltiplos Olhares ", da editora Olho D`Água, que compartilho agora com vocês:


Apresentando a psicopedagogia.
Júlia Eugênia Gonçalves

O que é a Psicopedagogia? Quem é o Psicopedagogo?
Estas perguntas são feitas constantemente por diversos profissionais e também por muitos alunos dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, que buscam a especialização sem a devida clareza conceitual e trazem consigo impressões distorcidas a respeito do curso que escolheram. Geralmente são formuladas a partir do senso comum que identifica a palavra por suas partes constitutivas: Psicologia + Pedagogia e trazem uma perspectiva reducionista a seu respeito.
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência. Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola.
Enquanto conhecimento interessa a todo aquele que se dedica à Educação, na medida em que possibilita uma análise das teorias relacionadas com as ações de aprender e ensinar, não apenas no sentido da prática didático-pedagógica, mas no substrato epistemológico que delas se origina para a formação do sujeito “ensinanteaprendente". Nutre-se de conhecimentos oriundos sobretudo da Epistemologia Genética, da Psicologia Social e da Psicanálise. Tem na Psicopedagogia Operativa, de Sara Pain; na Epistemologia Convergente, de Jorge Visca e na Psicopedagogia Clínica, de Alícia Fernández, suas formulações teóricas mais expressivas.
Enquanto atuação dirigiu-se, em seus primórdios, para os problemas relacionados às dificuldades de aprender e ao fracasso escolar. Porém, hoje, visa favorecer a apropriação do conhecimento no ser humano ao longo da sua evolução, tendo por objetivo a promoção de aprendizagens. Configura-se como uma prática institucional e clínica que integra diferentes campos de conhecimento, envolvendo elaboração teórica a respeito do ponto de convergência em que opera.
As relações com o conhecimento, o vínculo com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que esta disciplina possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas sociais e para a ressignificação de atitudes subjetivas.
O psicopedagogo é um profissional pós-graduado, um multi-especialista em aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas a fim de intervir neste processo seja para potencializá-lo ou para sanar possíveis dificuldades, utilizando instrumentos próprios da Psicopedagogia. A formação clínica é buscada geralmente fora do país, na Argentina ou na França, locais onde este conhecimento existe há mais tempo e a profissão é regulamentada, o que ainda não ocorre no Brasil. Esta formação tem continuidade em sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico pode assumir feição preventiva ou terapêutica e estar relacionado a equipes ligadas aos campos da Educação e Saúde. Evoluiu a partir de uma demanda da sociedade, que passou a valorizar a aprendizagem a partir de paradigmas integradores e geradores de sínteses, e tem respondido a ela com uma práxis que busca responder às necessidades de compreensão do ser humano em toda sua complexidade, com ampla aceitação nos mais diversos segmentos da comunidade.
A Associação Brasileira de Psicopedagogia é o órgão de classe que representa esta categoria e luta por seus direitos, além de promover a contínua revisão e desenvolvimento do conhecimento psicopedagógico sob o ponto de vista teórico e metodológico. A ABPp possui Seções e Núcleos em todo o território nacional, edita uma Revista científica e promove simpósios e congressos regularmente.
A Psicopedagogia é, portanto, um campo do conhecimento humano essencial para a sociedade da informação dos tempos atuais, que articula saberes e fazeres de forma transdisciplinar e atende aos indivíduos em suas necessidades de Educação Continuada no espaço lúdico da aprendizagem no qual desejo e conhecimento se mesclam em criatividade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a todos os psicopedagogos!
Júlia, amanhã irei ministrar uma aula na especialização imbuído da paixão que expressaste neste texto. Felicidades, Tatiana.

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