Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Faltam docentes qualificados para EAD, diz secretário

Acompanhe cobertura ao vivo do evento, no Universia
Larissa Leiros Baroni, de Foz do Iguaçu (PR)


Faltam profissionais qualificados para atender à demanda de crescimento da EAD no Brasil. Foi o que disse Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de educação a distância do MEC (Ministério da Educação), durante a primeira sessão plenária do 16º Congresso Internacional de Educação a Distância, realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O investimento em mão de obra qualificada, segundo ele, é essencial para garantir a qualidade dos cursos oferecidos na modalidade a distância. Ainda que a importância seja reconhecida pela comunidade acadêmica, Bielschowsky afirma que são poucas as instituições de Ensino que priorizam essa prática. "Para fazer educação a distância é preciso gastar. Não dá para cobrar mensalidade de R$ 100 e, ao mesmo tempo, assegurar a qualidade do Ensino", garante o secretário, que aponta a contratação de recursos humanos como um dos itens mais caros do processo. "EAD tem docência. É inevitável pensar em um sistema  de Ensino sem a figura de um professor, mesmo que a distância".

A necessidade de capacitação de docentes também é reconhecida por Frederic Michael Litto, presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). "Com o crescimento de 900% do setor nos últimos seis meses, foi preciso improvisar para atender a nova demanda. Profissionais que, mesmo sem experiência, tiveram que ser incorporados ao setor", explica. Para ele, no entanto, esse improviso segue até hoje. "Não por falta de profissionais qualificados, mas sim por falta de recursos privados e públicos", assegura. A recomendação de Bielschowsky é que as instituições invistam na contratação de mestres e doutores com experiência acadêmica e científica. Mas, para Litto, não basta ter titulação. "A competência legal é diferente da real. Portanto, a EAD necessita muito mais de doutores. O setor está carente de profissionais  que dominem o conteúdo das disciplinas e que, principalmente, conheçam o sistema de ensino a distância", enfatiza o presidente da ABED.

Além da qualidade da mão de obra, Bielschowsky ressalta a necessidade de manter uma quantidade de profissionais proporcional ao número de alunos. "A cada 50 estudantes é preciso ter um tutor presencial e outro a distância com dedicação de 40 horas semanais", recomenda. 16º Congresso Internacional de Educação a Distância - Com o tema "Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD (Educação a Distância)", o 16º Congresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela ABED, será realizado até o dia 3 de setembro. O Universia Brasil acompanha o evento e divulgará todas as novidades do setor de educação a distância no Brasil e no mundo apresentadas pelo evento. Acom

Nenhum comentário:

Leia as matérias anteriores