Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

COMPETÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO

Competência é qualidade de quem é capaz de resolver certo assunto, fazer determinada coisa. Implica em capacidade, habilidade para o exercício de uma função.
Competente não é só quem possui uma aptidão, mas quem tem suficiência, propriedade e adequação na tarefa que executa.
Para podermos pensar no tema deste artigo cumpre-nos analisar o que faz o psicopedagogo, qual é sua tarefa, a fim de que possamos avaliar as competências que dela derivam.
O prefixo “psi” não é moderno. Deriva de “physis”, utilizado pelos pré-socráticos para definir a totalidade de tudo que é.
Para Ser, necessário se faz possuir as características da espécie humana.
Fílon, de Alexandria, (1) desvelava a condição humana dentro de um quatérnio:
Basar, soma - dimensão corporal;
Nephesh - dimensão psíquica;
Nous - dimensão consciente, cognitiva;
Pneuma- o sopro - dimensão espiritual.cb
Sara Pain,(2) utiliza também um quatérnio para explicar as vias pelas quais os seres humanos acedem ao “ Conhecimento “.
“Estas quatro estruturas permitirão ao bebê captar o conhecimento, para reproduzir-se como humano, para ser. São elas:
O organismo - substrato biológico;
O corpo - lugar da identidade;
Estruturas cognitivas-inteligência
Estrutura simbólica - função semiótica (sinais, signos e símbolos).
Podemos então concluir que “psi” é um prefixo aplicável a seres humanos e que psicopedagogos trabalham com esta categoria.
Ser humano é então, desde a Antigüidade, ser diferente.
Ser humano é ser aprendente , recriando e criando conhecimentos. Ser humano é buscar a liberdade na obrigação da interpretação. Esta é sua dialética.
Para realizar um trabalho “psi”, necessário se faz, portanto, interpretar.O homem é o único animal hermenêutico. Ele é dotado de um pensamento reflexivo, que o capacita a fazer um juízo de valor sobre si mesmo, sobre os outros e sobre a realidade que o cerca.
Desde o início da História da humanidade, temos testemunhos do trabalho de alguns ”psis”.
Quem nos apresenta a eles é Fílon, que lidera um grupo de homens de cultura helenística, chamados por seus contemporâneos de
“Therapeutes.”Os terapeutas eram hermeneutas habilitados na arte da interpretação dos textos sagrados, dos sonhos e dos eventos da existência.
Aqueles que Fílon de Alexandria chamava de terapeutas tinham uma maneira de viver bem diferente daquela que vivenciam os que hoje levam esse nome.
O psicopedagogo será um terapeuta? Esta pergunta tanto atrai como amedronta. É a dialética de uma atividade ainda não totalmente especificada e regulamentada.
Terapia é, sem dúvida nenhuma, “arte da interpretação”.

“Efeitos e afetos modificam-se em direção a um melhor ou a um pior, de acordo com o sentido que se dá a um sofrimento, um evento, um sonho ou um texto. Os acontecimentos são o que são, o que se faz deles depende do sentido que se lhes dá” ( )
A palavra therapeutes precisa ser mais bem especificada.Ela pode apresentar dois sentidos principais a partir do verbo de que provém:
1-servir, cuidar, honrar.
2 -tratar, sarar.
Terapeuta é aquele que cuida, que se desvela em direção ao outro procurando aliviar-lhe os sofrimentos. É aquele que cuida, não o que cura. Ele está lá apenas para por o sujeito nas melhores condições possíveis, a fim de que este atue e venha a se curar. Terapeuta é também aquele que honra, e que, portanto, é responsável por uma ética subjacente à sua atividade. Neste sentido, os terapeutas saõ também filósofos, porque estão sempre em busca da verdade que se revela como Alétheia por detrás das aparências(3). O homem é seu livro de estudos e ele ama o Homem e a sabedoria que dele se origina. Isso pode parecer uma utopia para muitos mas utopia não é o irrealizável, mas o irrealizado! Deste modo, podemos fazer uma leitura da descrição dos terapeutas, como algo semelhante ao mito fundador, original, de todas as terapêuticas.
A psicopedagogia é uma forma de terapia. Daí não haver a distinção, como lembra Alícia, entre psicopedagogia institucional e clínica. Todo trabalho psi é clínico seja realizado numa instituição ou entre as quatro paredes de um consultório. Clínica é a nossa atitude de respeito pelas vivências do outro, de disponibilidade perante seus sofrimentos, de olhar e de escuta além das aparências que nos são expostas.
O psicopedagogo é um terapeuta que trabalha com esta característica básica do ser humano que é a aprendizagem
Fílon define os terapeutas como aqueles que cuidavam do corpo, das imagens e dos arquétipos que o animam, do desejo e do Outro.
Como podemos estabelecer uma relação deste quatérnio, com a competência do psicopedagogo?

1- Cuidar do corpo: não o corpo compreendido como organismo. Lembremo-nos de Sara Pain e da distinção que ela traça entre estas duas estruturas. O corpo de que cuidamos é aquele transversalizado pelo desejo, um corpo animado (ânima - aquilo que anima, que dá o movimento). Não um corpo ob jeto, mas um corpo sujeito, que “fala”. Cuidar do corpo é prestar atenção ao sopro que o anima e que possibilita a aprendizagem. É preciso um movimento para que ocorra aprendizagem. Caberá ao terapeuta a função de dialogar com este corpo, desatando os nós que se colocam como impedimentos à vida e à inteligência criativa.
2- Cuidar do Ser: uma escuta e um olhar dirigidos para aquele que É, ou seja, para aquilo que não se apresenta como doentio e mortal. Cuidar do ser é não estar voltado primeiramente para a doença ou para o doente, mas para aquilo que se acha fora do alcance da doença e que mantém o sujeito vivo. É olhar em primeiro lugar para aquilo que vai bem, para o ponto de luz que pode dissipar as trevas. É cuidar no homem aquilo que escapa ao homem, abrindo espaços para modificações, para mudanças, um espaço onde o homem possa se recolher e descansar, encontrando seus próprios caminhos para aprender. Não é ensinar, é possibilitar aprendizagens.

3-Cuidar do desejo: uma palavra que ocorre muitas vezes na obra de Fílon é
“ equilíbrio “. Cuidar do desejo é não percorrer um caminho de excessos ”,
mas um caminho do meio. O desejo é o do Outro e o meu. No trabalho
psicopedagógico não existe professor e aluno, mas ensinante e aprendente
interagem sem possuírem papéis fixos ou predeterminados. Não se trata de
querer a todo custo fazer compreender,querer que o outro compartilhe as nossas
mais íntimas convicções. Isso de nada serve e denota uma vontade de poder.
Melhor é respeitar o desejo do outro como se respeita o seu próprio rítmo.
Cuidar do desejo é atentar para as próprias necessidades, é procurar
supervisão e terapia para a melhoria de nossa escuta e de nosso olhar, que
direciona-se tanto para o outro como para nós mesmos.

4- Cuidar do Outro : A verdade é a condição da alegria, e, por isso, é necessário, ver com clareza. Isso supõe sair das projeções, que não nos deixam ver o que é. É preciso “por entre parêntesis”. Isso significa olhar para uma pessoa, um acontecimento e não projetar sobre isto nossos temores e desejos, todas as nossas lembranças. É deixar de lado o próprio ponto de vista e os seus condicionamentos, ver as coisas a partir delas mesmas, em sua “outridade. O olhar do terapeuta não deve ser claro apenas no sentido de lúcido, mas também no sentido de esclarecedor. Diante de um olhar assim, a pessoa não se sente julgada, nem menosprezada, mas aceita, e esta aceitação é a condição necessária para que se inicie o caminho de cura. Adquirir um olhar esclarecedor, para o terapeuta, é adquirir a humildade, é relativisar o” eu “.

A competência do psicopedagogo está, portanto, na difícil tarefa de por em articulação teoria e prática. Não existe psicopedagogo enquanto o “fazer“ não se inicia. Não existe Psicopedagogia sem a busca da verdade que esta inscrita no conhecimento de si e do outro e na criação de novos conhecimentos.
É necessária uma integração também entre os saberes científicos, a fim de que a competência do psicopedagogo seja sentida:

epistemológico - especificidades dos conhecimentos

saberes científicos: metodológico -encontrar respostas pessoais aos
conhecimentos em questão
pedagógico - transmissão dos conhecimentos

No início,definimos competência como qualidade. A competência do psicopedagogo passa, em nosso ponto de vista, pela qualidade de sua formação.
A formação implica em valores comuns.A Psicopedagogia está estruturando tais valores e um dos caminhos desta busca é a luta pela regulamentação da profissão.
Valores comuns formam uma ética autônoma. É difícil a convivência da autonomia, sem um projeto que aglutine as energias que permitem escolhas responsáveis.
Não existe responsabilidade sem escolha.
Escolher a Psicopedagogia como terapia, fazer-se terapeuta é assumir a responsabilidade por uma formação contínua e cada vez mais aprofundada nas questões humanas, é assumir a responsabilidade por uma atividade que implica um saber transdisciplinar e eclético, sem sectarismos de qualquer espécie, é estar aberto para as mudanças.


BIBLIOGRAFIA :

1-LELOUP, Jean Yves. Cuidar do Ser. Fílon e os Terapeutas de Alexandria.
Petrópolis, Vozes,1995
2-PAÍN, sara. Subjetividade e Objetividade. Relações entre Desejo e Conhecimento.
São Paulo, CEVEC,1996
3-ROSA, Luiz Alfredo Garcia. Palavra e verdade na filosofia antiga e na psicanálise.
Rio de Janeiro, Zahar ,1998


Texto apresentado por ocasião do II ENCONTRO MINEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, ABPp, Belo Horizonte, MG, 1997

Nenhum comentário:

Leia as matérias anteriores