Criada em 1980, a ABPp completa 30 anos de existência no próximo dia 12 de novembro.
Desde sua fundação nossa Associação tem contribuído para que o conhecimento psicopedagógico seja divulgado de maneira séria e coerente com seus princípios epistemológicos por meio da Revista Psicopedagogia, com 80 números publicados e indexada nas mais exigentes e importantes bases de dados nacionais e internacionais. Desde 2005 a Revista é publicada também via internet, sem restrições a consultas públicas no Brasil e no exterior por meio do endereço http:www.abpp.com.br/revista_psicopedagogia.
Além desta contribuição, a ABPp realiza simpósios e congressos reunindo profissionais de várias partes do mundo para atualização e discussão de temas psicopedagógicos e afins. Neste ano, prepare-se ! Vamos ter uma programação especial para a comemoração dos 30 anos.
Em relação à regulamentação profissional , grandes passos foram dados, desde a proposição do Projeto de Lei de autoria do deputado federal Barbosa Neto, em 1997, até a aprovação, por unanimidade, na comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, em 15 de dezembro de 2009, do Projeto de autoria da deputada Raquel Teixeira. que agora aguarda votação no Senado.
Neste ínterim, outra grande conquista : a inclusão da Psicopedagogia como ocupação no CNO - Código Nacional de Ocupação - em 2004 .Daí em diante nenhuma instituição pode se esquivar de cumprir a legislação, alegando que não possui psicopedagogos, mas assessores e assistentes, fato este comum no país do "jeitinho". Além disso, a inclusão no CNO abriu a possibilidade de inclusão do psicopedagogo nos planos de carreiras do serviço público,o que possibilitou a realização de concursos em vários municípios brasileiros.
No que tange à formação profissional nossa Associação tem uma preocupação constante e, em razão disso, a Comissão de Cursos baixou Diretrizes que orientam as instituições formadoras e realiza periodicamente reuniões com os coordenadores de cursos, esclarecendo sua posição em relação à busca de qualidade para os alunos neles matriculados. Você pode conhecer tais Diretrizes no endereço eletrônico http://www.abpp.com.br/leis_diretrizes_eixos.htm
Em 2010, portanto, vamos comemorar o amadurecimento da psicopedagogia brasileira com muitas atividades científicas e com muita alegria, confiantes de que a regulamentação profissional virá como um presente de aniversário !
Nenhum comentário:
Postar um comentário