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quarta-feira, 30 de abril de 2014

Falecimento do prof. Reuven Feuerstein



Faleceu ontem, 29/04, aos 93 anos, o professor Reuven Feuerstein, criador da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que se desdobrou num programa de desenvolvimento do potencial cognitivo - o PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental - e na E.A.M- Experiência de Aprendizagem Mediada.

O professor Feuerstein foi  discípulo de Piaget e um revolucionário para seu tempo, na medida em que , de forma pioneira, difundiu ideias a respeito da plasticidade cerebral entre educadores.
Seu trabalho é reconhecido mundialmente e difundido pelo ICELP, em Israel.
No vídeo, um síntese da ideia que sempre acalentou: a crença no ser humano e em suas potencialidades.



Como a escrita pode melhorar o raciocínio

A escrita pode ajudar muito na hora de tomar decisões importantes ou ter boas ideias !
Constantemente somos colocados em situações nas quais nos vemos obrigados a tomar decisões o mais rápido possível. No entanto, você se sente seguro quando isso acontece ou costuma demorar a pensar em soluções? Se você escolheu a segunda opção, saiba que a escrita pode ajudá-lo (e muito) nesse processo.

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
A escrita é importante para a organização de todos os pensamentos que temos

Nossa cabeça funciona como uma gigante usina de ideias, de modo que pensamos muito sobre várias coisas e diversas vezes perdemos o foco sobre nossos objetivos – que, no caso, consistem em encontrar uma solução para as situações que devemos enfrentar. A escrita entra justamente na organização de todos os pensamentos que temos, de modo a visualizar nossas opções, analisá-las e tomar a decisão mais eficiente.

Pode ser que você haja dificuldade em começar a escrever. Entretanto, não existem regras: escreva tudo o que passar pela cabeça e, quando achar que já tem anotações o bastante, pare e organize-as, filtrando o que pode realmente funcionar e descartando o que não pode.

Essa técnica funciona não só em situações do dia-a-dia, mas também em reuniões de negócios e processos criativos em geral, visto que basta estabelecer um tema e deixar que a sua cabeça cuide do resto. No fim, tudo o que você terá que fazer é reorganizar o seu raciocínio de forma lógica no papel.

Sempre que quiser raciocinar com maior rapidez e clareza, escreva! A solução para os seus problemas está dentro de você, basta escrevê-la e torna-la visível.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Senadores aprovam regulamentação da profissão de psicopedagogo

Pela relevância da notícia, reproduzo aqui o que foi publicado No Correio Brasiliense, em 05/02/2014:

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia. Pelo texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

Uma emenda assegurou ainda a inclusão dos fonoaudiólogos na lista de profissionais aptos a exercer a profissão, após a especialização exigida. Essa alteração foi feita durante o exame da proposta na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em outubro passado. O relator na CAS, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), sugeriu a manutenção do texto como veio da comissão anterior.

A proposta recebeu decisão terminativa, o que dispensa análise em Plenário, a menos que haja recurso com esse objetivo. Agora terá que retornar à Câmara, para exame das modificações feitas pelo Senado. Houve ainda ajustes no texto para evitar conflitos de competência da nova atividade com outras profissões já regulamentadas.

Apresentado à Câmara pela deputada Raquel Teixeira, o projeto também autoriza o exercício aos portadores de diploma de curso superior que já venham exercendo, ou tenham exercido, comprovadamente, suas atividades profissionais em entidade pública ou privada até a data de publicação da lei.

Cyro Miranda festejou a aprovação, lembrando que a matéria já tramita há 11 anos desde sua apresentação. Na análise, ele salientou que o projeto não pretende impor reserva de mercado, pois estende a atividade a graduações em áreas afins e aos profissionais de educação e de outras áreas, após formação complementar em Psicopedagogia.

De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, existem cerca de 100 mil psicopedagogos formados no Brasil. São profissionais que não atuam somente nas escolas, mas em diferentes instituições. Segundo o relator, com a regulamentação da atividade, cria-se uma identidade e exige-se dos profissionais a ética e a formação necessárias para que possam desempenhar com competência seu ofício.

Uma comemoração para a categoria
A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) comemorou nesta quarta-feira (5/2) a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, do projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia no país. “Foi uma vitória importante, um passo no caminho do aprimoramento da educação brasileira”, disse Luciana Barros de Almeida, presidente da ABPp. 

O profissional especializado na função de psicopedagogo lida com o processo de aprendizagem, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios. Segundo a diretora e ex-presidente da ABPp, Quézia Bombonatto, a psicopedagogia é um curso e especialização que recebe graduandos vindos de vários cursos, como pedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Enquanto a psicologia escolar surgiu para explicar o fracasso do aluno na escola, “a psicopedagogia”, segundo Quézia, “faz um trabalho clínico com aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem por problemas específicos.”

Pelo texto aprovado no Senado, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área. Uma emenda assegurou ainda a inclusão dos fonoaudiólogos na lista de profissionais aptos a exercer a profissão, após a especialização exigida. 

Com informações da Agência Senado e da Associação Brasileira de Piscopedagogia

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Usuários do Portal de Periódicos podem baixar aplicativo da biblioteca virtual

A partir de agora, os usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem baixar o aplicativo da biblioteca virtual para acessar os conteúdos assinados com os editores internacionais. O app do Portal de Periódicos está disponível para sistemas IOS e Android, nas categorias Referência e Educação.
O aplicativo, desenvolvido pela Capes, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), permite o acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). É possível realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro, todos os tipos com a funcionalidade de autopreenchimento. O usuário ainda consegue navegar em websites referenciados pelos resultados de busca, além de ler e exportar os artigos em formato PDF.
O usuário acessa periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints. São inúmeras possibilidades de pesquisa dentro do universo científico oferecido de forma rápida e prática pelo aplicativo do Portal de Periódicos.

Portal de Periódicos da Capes
Criado em novembro de 2000 para democratizar o acesso ao conhecimento científico produzido internacionalmente, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 36.000 títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases exclusivas para patentes, mais de 250 mil e-books, além de normas técnicas, enciclopédias, estatísticas, conteúdo audiovisual e outros materiais.
O Portal de Periódicos da Capes ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país. Veja em http://www.periodicos.capes.gov.br/


Baixe livros sobre Educação da Editora Moderna


A Editora Moderna está disponibilizando 16 livros sobre Educação para download gratuito, que abordam as políticas públicas adotadas nas instituições de ensino e os processos de aprendizado nas mesmas. Caso o leitor não queira baixar as obras, há a opção de ler integralmente no site da editora.

Do acervo, podem-se encontrar livros como A Revolução Republicana na Educação – Ensino de Qualidade para Todos, do ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque.

Outras obras:

- O que Revela o Espaço Escolar? – Um Livro para Editores de Escola

- Institutos Federais – Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica

- A Urgência da Educação

- Políticas Sociais – Ideias e Prática

- Qualidade na Educação – A luta por Melhores Escolas em São Paulo e Nova York
Fonte: Professor News

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Plataforma facilita a busca por recursos digitais

 Professores e alunos interessados em tecnologias inovadoras úteis no processo de ensino e aprendizagem já têm uma aliada. Lançada nesta terça-feira (10), a plataforma Escola Digital é um portal gratuito e aberto que já conta com mais de 1,5 mil recursos digitais mapeados. São vídeos, áudios, games, livros digitais, aplicativos e outras ferramentas que podem ser utilizadas dentro ou fora do ambiente escolar. No Escola Digital, o usuário pode fazer buscas genéricas, apenas colocando a disciplina ou o tipo de mídia que está interessado, ou mais específicas, que vão da seleção de conteúdos envolvendo temas transversais ou recursos multidisciplinares. Todo o material disponibilizado na plataforma foi garimpado na web e categorizados por professores da rede estadual de São Paulo, pelo Instituto EducaDigital e pela TIC Educa. A iniciativa do Escola Digital é do Inspirare e doInstituto Natura.


Funcionando como um buscador de recursos digitais já existentes criados por produtores de conteúdo, o grande diferencial da plataforma é oferecer, de forma mais intuitiva, a busca pelos recursos que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica. Assim, o professor interessado em um objeto digital específico, para ser utilizado em sua aula ou para propor como tarefa de casa aos seus alunos, pode encontrar no portal a ferramenta mais adequada. Todos os objetos presentes no Escola Digital foram categorizados por disciplina, série, temas curriculares e também pelo tipo de mídia: vídeos, áudios, softwares etc.
Na busca mais refinada, é possível selecionar os recursos por outras categorizações. Assim, o usuário consegue filtrar os objetos por sua licença de uso – do copyright às diferentes combinações de liberdade para uso, compartilhamento e alteração –, e também por idiomas, ou seja, além de materiais em português, ele pode encontrar objetos em outras línguas, como inglês e espanhol. E mais: caso prefira, ainda poderá buscar conteúdos pela sua disponibilidade (on-line ou off-line) ou se ele é gratuito ou pago. A plataforma permite também, além do acesso organizado aos recursos, que empreendedores e investidores possam olhar para oportunidades de desenvolvimento a partir da utilização da plataforma, por meio da opção devisualização geral. Nela, por meio de gráficos, é possível verificar onde estão os gaps de conteúdos, quais anos e disciplinas ainda não apresentam muitas opções.
Com um design amigável, todos os conteúdos mapeados no Escola Digital têm como base os parâmetros curriculares nacionais. E para ter acesso a eles, não é necessário nem sequer um cadastro prévio. Assim, basta acessar o endereço do site, fazer a busca pela ferramenta digital e encontrar o objeto de aprendizado mais adequado. Para facilitar a navegação, o portal ainda oferece os conteúdos de maior destaque, os que foram adicionados mais recentemente e aqueles mais curtidos nas redes sociais pelo próprios alunos e professores.
Mapeamento
Para colaborar com o mapeamento dos recursos presentes na plataforma foram convidados professores da rede pública que já conheciam ou utilizavam certos objetos digitais. Educadores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo garimparam grande parte das ferramentas e participaram da fase inicial de testes da plataforma.

Após o lançamento oficial da Escola Digital, a expectativa é que mais secretarias de educação adotem a plataforma como suporte pedagógico e que desenvolvedores possam contribuir com a recomendação e criação de novos objetos ainda não disponíveis. Para isso, a plataforma – que espera ampliar continuamente o seu acervo – também disponibiliza um canal de contato não apenas com desenvolvedores mas com qualquer outro usuário interessado em colaborar com o envido de sugestões e recomendações de novas ferramentas que poderão fazer parte do catálogo da plataforma.

 Fonte: Portal Porvir

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SUPERVISÃO E GRUPOS DE ESTUDOS

A supervisão e os grupos de estudo fazem parte do processo de educação continuada do psicopedagogo, profissional que atua com a aprendizagem humana e necessita estar constantemente interessado e comprometido com seu próprio processo de aprendizagem.

O olhar de um profissional mais experiente e que esteja distanciado da relação terapeuta X cliente é fundamental para que o diagnóstico e a intervenção psicopedagógicas transcorram adequadamente.


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