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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PÓS-GRADUAÇÃO EAD


Parceria

Imagem Logo Fundação
E
Imagem Logo Newto Paiva
PSICOPEDAGOGIA
A Fundação Aprender, que já formou 18 turmas de pós-graduação em Psicopedagogia, está com inscrições abertas para a 1º Turma do Curso de Psicopedagogia EaD, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva
O curso de Psicopedagogia EaD é realizado totalmente a distância, com atividades assíncronas,  o que permite ao aluno estudar em seus horários preferidos. Utiliza a plataforma moodle, que é de fácil manejo e tem muitas funcionalidades. Tem duração de 18 meses e apenas um encontro presencial para a defesa do TCC, que poderá ser agendado para a cidade de Belo Horizonte ou Varginha.
Sob a coordenação da psicopedagoga Júlia Eugênia Gonçalves, profissional reconhecida no âmbito da Psicopedagogia em nosso país, o curso segue as diretrizes para a formação do psicopedagogo emanadas da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Tem como característica inovadora o fato de que o aluno, ao formalizar sua matrícula, acessa  imediatamente os conteúdos do curso, interagindo com os colegas por meio de um fórum coletivo. Isso garante que  não fique esperando formar a turma para iniciar seus estudos.
Para obter mais informações acesse o link   http://www.fundacaoaprender.org.br/psicopedagogia_newton
GESTÃO EDUCACIONAL
A Fundação Aprender está com inscrições abertas para a 1º Turma do Curso de Pós –Graduação em Gestão Educacional , em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva
Você, que participaram do Progestão , poderão requerer aproveitamento de estudos.
O curso de Gestão Educacional é realizado totalmente a distância, com atividades assíncronas,  o que permite ao aluno estudar em seus horários preferidos. Utiliza a plataforma moodle, que é de fácil manejo e tem muitas funcionalidades. Tem duração de 10 meses e apenas um encontro presencial para a defesa do TCC, que poderá ser agendado para a cidade de Belo Horizonte ou Varginha.
Tem como característica inovadora o fato de que o aluno, ao formalizar sua matrícula, acessa  imediatamente os conteúdos do curso, interagindo com os colegas por meio de um fórum coletivo. Isso garante que  não fique esperando formar a turma para iniciar seus estudos.
Para obter mais informações acesse o link  http://www.fundacaoaprender.org.br/gestao-educacional

Para lidar com geração Z, professor recorre às redes sociais

É findada a era em que professores, frente a um quadro negro abarrotado de informações, falavam sem parar a uma turma concentrada e silenciosa. Atualmente ocupando as classes de ensino fundamental e médio, a "geração Z" acabou com o reinado das aulas expositivas. Já não basta intercalar conteúdo e exercícios: para atrair a atenção dos jovens, a tecnologia é a principal aliada dos professores. Lecionando química há 15 anos, o professor e coordenador pedagógico do colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), Anderson Dino, conhece bem as características da geração, formada por nascidos a partir da segunda metade da década de 1990. "Eles são multimídia, fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Estudam com o celular na mão e o Facebook aberto, enquanto ouvem a conversa dos pais e fazem carinho no cachorro com o pé", exemplifica.

Render-se ao perfil mais agitado dos jovens foi a saída que Dino encontrou para conquistá-los logo no primeiro encontro. Hoje, o conteúdo de suas aulas pode ser encontrado em um blog e em suas contas de Facebook, Twitter, YouTube e Tumblr. "Eu crio tirinhas de humor e memes (ilustrações cômicas que se propagam na rede) sobre química, converso com eles pelo bate-papo, gravo aulas e 
coloco no YouTube. Quando o professor faz essas coisas, os alunos respeitam", garante. Segundo a psicóloga Paula Pessoa Carvalho, que cursa especialização em Teoria Clínica Analítico Comportamental na USP, os educadores de hoje devem investir no dinamismo e na criatividade. "Os trabalhos que favorecem a interação com o outro são os mais indicados, assim como aqueles que utilizam a tecnologia, tão familiar à geração Z. Atividades muito sistemáticas não terão sucesso", avalia. Os anos de experiência ajudaram o professor a compreender o perfil dos alunos e, a partir disso, planejar aulas que evitassem dispersar a turma. Ele garante que o segredo para manter a turma atenta é intercalar minutos de exposição com a participação direta dos jovens. 

Paula acredita que o ambiente e a estrutura curricular e os métodos de ensino tradicionais estão ultrapassados. "Os alunos não conseguem ficar focados no que está sendo ensinado, e o resultado disso é a falta de interesse e o baixo rendimento", aponta. O papel do professor no desenvolvimento do aluno também parece ter diminuído. Para Dino, o pouco contato que gerações como os "baby boommers", nascidos entre as décadas de 1940 e 1960, tinham com os adultos dava força à voz do 
professor. Hoje, o cenário é diferente. "Antigamente, as únicas referências eram pai, tio, padrinho, padre. A geração da internet tem mil amigos no Facebook, 500 seguidores do Twitter. O professor é só uma referência entre outras muitas que eles têm", reforça. 

Mesmo que as abordagens via redes sociais funcionem, pais e professores devem estar atentos também ao desenvolvimento do aluno no campo pessoal já que, entre as deficiências dessa geração, está a dificuldade em se relacionar. Para evitar o problema, a psicóloga comportamental Jéssica Fogaça destaca a importância do acompanhamento da família. "Os pais podem ajudar realizando outras atividades sociais com os filhos, apresentando outros estímulos. É importante ampliar o repertório das crianças e jovens", afirma. A especialista em clínica analítico-comportamental infantil também aponta as atividades físicas como uma boa opção para sair do ambiente tecnológico. "Os esportes são muito indicados, desde futebol, passando por artes marciais, que são ótimos para exercer a disciplina, até as danças, que estimulam a coordenação motora, a expressão artística, o convívio social e a produção de endorfina", explica.

 Terra Educação, 24/01/2012 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Nos dias 25, 28 e 29 de novembro de 2011 a ABED, seus parceiros e associados e toda a comunidade da EaD estarão comemorado o dia Nacional da EaD com diversas atividades. Confira as atividades preparadas para essa comemoração e participe!

Para mais informações acesse a página de Notícias no site da ABED
http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=474

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PBA e EJA

O PBA - Programa Brasil Alfabetizado - é uma iniciativa do governo federal que tem por objetivo reduzir o analfabetismo no país. Os adolescentes, adultos e idosos que atende, depois de terem permanecido no programa pelo tempo mínimo de 06 meses, devem ser encaminhados às classes de EJA- Educação de Jovens e Adultos- a fim de que possam dar continuidade aos estudos e completar a escolarização.
Isso parece fácil, mas não é. Alguns instrutores do PBA  permanecem com os alunos em suas salas de aula pela razão de que recebem um valor por cada um deles. Em outros casos, o município não possui classes de EJA para as quais eles possam ser encaminhados.
Felizmente temos casos de sucesso para narrar. Como representante de uma instituição formadora do PBA junto ao MEC - Fundação Aprender - realizamos um trabalho de formação continuada de professores alfabetizadoras e de EJA na cidade mineira de Campo Belo, cuja secretaria de educação se empenha em melhorar continuamente a qualidade de ensino do município.
Ontem estivemos com o grupo  de docentes durante à tarde, quando discutimos os procedimentos a serem usados com o método fônico de alfabetização criado por Iracema Meireles - É Tempo de Aprender .
À noite  visitamos a Escola Cônego Ulisses, no centro da cidade, que possui 06 turmas de EJA e ainda duas turmas do Telecurso 1o. e 2o. graus.
O ambiente, extremamente acolhedor, expressa um trabalho muito bem realizado. Alunos adolescentes, adultos e idosos aprendendo a ler e a escrever e prosseguindo na escolarização. Além das aulas regulares, têm atividades artesanais , música e dança.
Foi uma grande alegria constatar que a escola pública brasileira, apesar de todas as dificuldades por que passa, ainda possui exemplos como esse que demonstram sua importância na construção da vida, que só tem sentido se vivida em situações de socialização e colaboração.
Parabéns Campo Belo !

CONVITE LANÇAMENTO 3a. EDIÇÃO LIVRO TEMAS MULTIDISCIPLINARES DE NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM





Editores Científicos: Luiza Elena L. Ribeiro do ValleFernando César Capovilla
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-63219-51-0

3ª Edição, 2011.



O lançamento da 3a edição do  livro "Temas Multidisciplinares de Neuropsicologia e Aprendizagem", do qual sou uma das autoras, será no dia 25 de novembro, no Shopping Cidade Jardim, SP, às 19 horas, na Livraria da Vila.


Esta confraternização científica  pretende reunir aqueles que se interessam pelo assunto e estão dispostos a estimular o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos. 

Queremos fazer a diferença em questões tão necessárias como Saúde e Educação em todas as idades!.

Sua participação é importante! O livro foi construído pela colaboração de autores especialistas e pesquisadores muito dedicados.


 Vamos comemorar! 


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DIA DO PSICOPEDAGOGO



Hoje, 12 de novembro, é comemorado o "Dia do Psicopedagogo ".
A data foi escolhida pelo Conselho Nacional da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, do qual fiz parte durante 13 anos consecutivos, em virtude de ter sido o dia de sua fundação.
A Psicopedagogia é a profissão que abracei há 30 anos e a qual me dedico diariamente, seja ministrando aulas em cursos de pós-graduação ou formação de psicopedagogos, seja atuando com consultoria e assessoria psicopedagógicas à instituições ou fazendo supervisão a colegas.
Há alguns anos escrevi um artigo tentando divulgar esta área de conhecimento, publicado no livro "Psicopedagogia, Diversas Faces, Múltiplos Olhares ", da editora Olho D`Água, que compartilho agora com vocês:


Apresentando a psicopedagogia.
Júlia Eugênia Gonçalves

O que é a Psicopedagogia? Quem é o Psicopedagogo?
Estas perguntas são feitas constantemente por diversos profissionais e também por muitos alunos dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, que buscam a especialização sem a devida clareza conceitual e trazem consigo impressões distorcidas a respeito do curso que escolheram. Geralmente são formuladas a partir do senso comum que identifica a palavra por suas partes constitutivas: Psicologia + Pedagogia e trazem uma perspectiva reducionista a seu respeito.
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência. Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola.
Enquanto conhecimento interessa a todo aquele que se dedica à Educação, na medida em que possibilita uma análise das teorias relacionadas com as ações de aprender e ensinar, não apenas no sentido da prática didático-pedagógica, mas no substrato epistemológico que delas se origina para a formação do sujeito “ensinanteaprendente". Nutre-se de conhecimentos oriundos sobretudo da Epistemologia Genética, da Psicologia Social e da Psicanálise. Tem na Psicopedagogia Operativa, de Sara Pain; na Epistemologia Convergente, de Jorge Visca e na Psicopedagogia Clínica, de Alícia Fernández, suas formulações teóricas mais expressivas.
Enquanto atuação dirigiu-se, em seus primórdios, para os problemas relacionados às dificuldades de aprender e ao fracasso escolar. Porém, hoje, visa favorecer a apropriação do conhecimento no ser humano ao longo da sua evolução, tendo por objetivo a promoção de aprendizagens. Configura-se como uma prática institucional e clínica que integra diferentes campos de conhecimento, envolvendo elaboração teórica a respeito do ponto de convergência em que opera.
As relações com o conhecimento, o vínculo com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que esta disciplina possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas sociais e para a ressignificação de atitudes subjetivas.
O psicopedagogo é um profissional pós-graduado, um multi-especialista em aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas a fim de intervir neste processo seja para potencializá-lo ou para sanar possíveis dificuldades, utilizando instrumentos próprios da Psicopedagogia. A formação clínica é buscada geralmente fora do país, na Argentina ou na França, locais onde este conhecimento existe há mais tempo e a profissão é regulamentada, o que ainda não ocorre no Brasil. Esta formação tem continuidade em sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico pode assumir feição preventiva ou terapêutica e estar relacionado a equipes ligadas aos campos da Educação e Saúde. Evoluiu a partir de uma demanda da sociedade, que passou a valorizar a aprendizagem a partir de paradigmas integradores e geradores de sínteses, e tem respondido a ela com uma práxis que busca responder às necessidades de compreensão do ser humano em toda sua complexidade, com ampla aceitação nos mais diversos segmentos da comunidade.
A Associação Brasileira de Psicopedagogia é o órgão de classe que representa esta categoria e luta por seus direitos, além de promover a contínua revisão e desenvolvimento do conhecimento psicopedagógico sob o ponto de vista teórico e metodológico. A ABPp possui Seções e Núcleos em todo o território nacional, edita uma Revista científica e promove simpósios e congressos regularmente.
A Psicopedagogia é, portanto, um campo do conhecimento humano essencial para a sociedade da informação dos tempos atuais, que articula saberes e fazeres de forma transdisciplinar e atende aos indivíduos em suas necessidades de Educação Continuada no espaço lúdico da aprendizagem no qual desejo e conhecimento se mesclam em criatividade.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO DE PSICOPEDAGOGIA


I SIMPÓSIO NACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA:
O FAZER PSICOPEDAGÓGICO NA CONTEMPORANEIDADE: O APRENDER E O ENSINAR EM FOCO
4 E 5 de NOVEMBRO DE 2011
Sexta-feira, dia 4 de novembro Programação
8h30/10h – Credenciamento
10h30/12h – Sessão Comunicação Oral
12h/13h – Almoço
13h/13h45 – Pôsteres/Exposições
13h45/15h – Primeira parte do Encontro com os Coordenadores
15h/15h30 – Intervalo - Visita a  exposições
15h30/17h45 – 2ª parte do Encontro com os Coordenadores
CURSOS
(Coordenadoras: Neide de Aquino Noffs e Luciana Barros de Almeida)
13h45/15h – 1ª parte dos cursos
1-    Diálogo e intervenção nos transtornos de aprendizagem –
Maria Irene Maluf e Gabriela Dias (Mediação: Maria Angélica Rocha)
2-    Família e aprendizagem
Maria Luiza Pugliesi Munhoz  e Elizabeth Polity
(Mediação: Cecília  Castro Gasparian)
3-    O lúdico na aprendizagem
 Angela  Cristina Munhoz Maluf  (Mediação: Viviane  Massad de Aguiar)
4-    Transtornos e síndromes de aprendizagem na sala de aula –
       Jobair Ubiratan  (Mediação: Edimara de Lima)
5-    O papel do educador e a diversidade na escola
Nívea Maria Fabrício (Mediação: Márcia Simões)
15h/15h30 – Intervalo / Visita a  exposições
15h30/17h45 – 2ª parte dos Cursos
18h15 as 19h30 – Cerimônia de Abertura19h30 as 21h - Palestra Magna:  A Psicopedagogia em vários cenários sociais Alicia Fernández(Mediação: Quézia Bombonatto)
Sábado, dia 5 de novembroProgramação
8h/9h- Sessão Comunicação oral
9h/10h30 – PALESTRAS
1.     Contribuições da psicanálise à psicopedagogia – Leda Maria Barone(Mediação: Márcia Siqueira)
2.     Neuropsicanálise e Aprendizagem - Maria Ambrosina Costa (Mediação: Maria Angélica Rocha)
3.     Coaching na Educação - Roberto Hirsh (Mediação: Yara Prates)
10h30/11h –Café com Autores: Sessão de autógrafos
11h/12h30 – PALESTRAS
1.     Educar para a tolerância: a diferença que nos desafia hoje - Marcelo Andrade (Mediação: Maria Helena Bartholo)
2.     Aprendizagem nas gerações atuais - Denilda Morra (Mediação: Maria Katiana Gutierrez)
3.     Origem do conhecimento e a aprendizagem escolar - Fernando Becker(Mediação: Luciana Barros de Almeida)
12h/13h30 – Almoço13h30/15h30 – 1ª. parte - Colóquios

1.
 Instrumentos psicopedagógicos (Mediação: Galeára  Matos de França Silva1.1 Jogo de areia: Maria Tereza Andion e Leda Maria Barone
1.2 Par educativo: Sandra Freitas e Ana Maria Zenícola
2. Psicopedagogia em diferentes contextos (Mediação: Marisa Irene Siqueira Castanho)2.1 No âmbito hospitalar e da saúde: Eliane Latterza e Sonia Colli 
2.2 Nas representações sociais com jovens: Maria Laura Pugliesi Barbosa e João Clemente de Souza Neto
2.3 Nas instituições de ensino superior: Neide de Aquino Noffs
3. Avaliação e intervenção psicopedagógica  (Mediação: Rosa Maria  Scicchitano)3.1 Avaliação como espaço de aprendizagem   Edith Rubinstein   3.2 Avaliação Psicopedagógica do Adolescente  Maria Célia Malta3.3 A literatura como Intervenção Psicopedagógica Cleomar Azevedo e Leda  Maria Barone
15h30/16h – Intervalo / Visita à exposições
16h/17h – 2ª. parte - Colóquios
17h/19h – Assembléia Geral: Aprovação da Reformulação do Código de Ética do      Psicopedagogo

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